23 de junho de 2010

Ensino - A víuva pobre

2 Re 4.1-7 A viúva pobre e seus credores

Introdução
A escola de profetas (1Sm 7. 5-13, 15-17, 10.5)

A vitória sobre os filisteus foi seguida de um longo período de paz em Israel (1Sm 7:13, 14), durante o qual Samuel exerceu as funções de juiz, indo “de ano em ano” desde Ramá até Betel e Gilgal (não a que se situa no Vale do Jordão mas a que fica a oeste de Ebal e Gerizim) e regressando a Ramá por Mizpá. Estabeleceu serviços regulares em Siló, onde construiu um altar; e em Ramá, ele juntou à sua volta um grupo de jovens, criando uma escola de profetas. Estes eram chamados filhos dos profetas. As escolas de profetas, deste modo estabelecidas e, mais tarde, instauradas também em Gibeá, Betel, Gilgal e Jericó, exerciam uma influência importante no caráter e na história nacional do povo, ao manterem a religião pura por entre a crescente corrupção.

Ebenézer: Pedra de ajuda
Betel: Casa de Deus (2Re 2.3)
Gilgal: Uma roda, rolo (2Re 4.38)
Ramá: Colina (Região montanhosa de Efraim)
Mizpa: Torre de vigia
Sem: Rochedo
Siló: Lugar de descanso
Gibeá: Monte

1 – Buscou a solução em Elizeu porque (v1):

a) Ela o tinha como referencial. “Clamou a Elizeu”

b) Ela tinha uma plena comunhão com seu marido e reconhecia nele um homem compromissado.“Meu marido”

c) Ela reconhecia a fidelidade de seu esposo para com seu líder “Teu servo”

d) Ela reconhecia a intimidade de seu esposo com seu líder “ e tu sabes”

e) Ela reconhecia o ministério do seu esposo “temia ao Senhor”

2 – Ele foi um dos que manteve sua integridade em tempo de apostasia geral, um dos 7.000 que não se curvaram diante de Baal.

3 – Talvez este profeta ficou pobre pela perseguição de Jezabel. Muitos ficaram em dificuldades para viver, principalmente os que tinham famílias.

4 – Em Ex 21.2 nos mostra que eles deveriam ficar por escravos durante 7 anos (Se você partir, o que deixará para sua família?)

5 – A Pergunta de Elizeu: “Que posso fazer por você?” Analisa o caso e formula a pergunta seguinte: “ O que você tem em casa?” Deus haveria de realizar o milagre através do que estava dentro de sua própria casa. A primeira parte da resposta: “Tua serva não tem nada em casa...” Quantas vezes você acha que na sua casa, na sua vida não tem nada mais que possa produzir algo de bom?! A parte seguinte: “... senão uma botija de azeite” Ela não imaginava que daquele pequeno frasco de azeite poderia sair o seu maior milagre!!! Deus irá trabalhar com aquilo que você tem!!!

6 – A ordem: “Pede emprestados aos seus vizinhos vasos vazios e muitos.” Que tipo de relacionamento pessoal temos cultivado?

7 – “Traga pra dentro de casa os vasos e feche a porta junto com seus filhos”. Neste momento Elizeu não estaria com eles, é um momento íntimo, ele deu as coordenadas e agora eles teriam que cumprir juntos para verem o milagre acontecer!

8 – No versículo 5 inicia-se a tarefa, note que a família está unida na realização do objetivo. Deveriam realizar a tarefa JUNTOS!!!

9 – Feito o milagre, ela se dirige a Elizeu e ele lhe recomenda: “Vende o azeite, PAGUE A SUA DÍVIDA, e vive do resto!” Recebeu o milagre? Primeiro concerte o que está pendente na sua vida (amarguras, intrigas antigas, situações mal resolvidas, dívidas que te perseguem) e depois você desfrutará das ricas bênçãos de Deus!

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