3 de setembro de 2008

Qual a importância de ler a Bíblia?

Antes de falarmos da importância de ler a Bíblia, vamos ver o perigo que corremos quando não a lemos. Davi era um homem integro segundo o coração de Deus (Atos 13:22), ele fez algo tremendo, ele fez algo que outros não fizeram. Ele buscou a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus que estava fora de Israel e com sinceridade ele pensou na melhor maneira possível de trazer essa Arca. E assim, muito bem intencionado, ele vai busca-la (2 Samuel, 6:1-19).

Primeiro Perigo: Boas Intenções.

Quando eu vivo uma vida apenas com boas intenções, não significa que estou agradando a Deus. Pode significar que estou tentando me achar, tentando ser justo aos meus próprios olhos ou não prejudicar ninguém, tentando fazer alguma coisa para ajudar, mas isso não é o bastante, porque a vida é muito mais do que simplesmente boas intenções. Nós temos que exercer uma vida com princípios, com práticas e aí sim, podemos dizer que estamos vivendo com um propósito em nossa vida. Davi queria agradar a Deus e a Israel buscando a Arca da Aliança, mas não buscou entendimento no que estava escrito sobre como transportar a Arca, sendo que Deus havia dito como carrega-la (Êxodo 25:13-15)

Segundo perigo: Fazer do nosso jeito.

Então Davi prepara erroneamente um carro novo para buscar a Arca. Era o melhor que ele podia fazer, mas não era o jeito do Senhor. Sempre quando nos falta direção de como aplicarmos a Palavra de Deus em nossa vida, nós tentamos maneiras novas, maneiras que nós achamos, apesar de sinceras, mas que são apenas do nosso jeito, do nosso pensar. Quando eu não vejo uma maneira de Deus fazer, eu tento do meu jeito. Tento agir com meus filhos, com minha esposa, com meu marido segundo os modelos que tenho, ou como acho e dessa maneira é que procedo, porque não há uma direção exata a seguir. Fazer do nosso jeito não agrada a Deus. Agir por fé na Palavra, por aquilo que a Bíblia diz é que agrada a Deus (Mateus 26:42cs Marcos 14:49) E Davi então manda buscar a Arca em carros novos. E nós sabemos que apesar da reverência de trazerem a Arca, ela não havia sido feita para ser carregada por carros (de bois), e então o carro que levava a Arca tropeça, e um dos homens tenta segurá-la para que ela não caísse e literalmente, de maneira sobrenatural esse homem é morto, porque ele toca onde não poderia tocar. Davi fica assustado e temeroso com aquilo (2 Samuel 6:9). Sempre que nós fazemos do nosso jeito, da nossa maneira, não observando princípios que estão dentro da Palavra de Deus, nós então acabamos ferindo alguém, sendo feridos, ou até mesmo destruindo coisas e atingindo pessoas inocentes, às vezes causando um enorme desastre.

Terceiro perigo: Confusão

Davi se afastou confuso e por muitos dias ele esteve triste. Ele depositou a Arca em uma casa , até receber a notícia que na casa que ele havia deixado a Arca, que era de um levita, tudo prosperava, tudo ia bem (2 Samuel 6:9-13). Ele ficou pensando muito nisso, até o momento que ele entende que falhou em cumprir a Palavra. Então ele descobre que a Arca teria que ser levada em varais, que seriam colocados nos ombros de homens e não sobre lombos de animais (1 Crônicas 15:2,13,15). Quando não lemos a Palavra, fatos como esse certamente acontecerão, pessoas com boas intenções, tentando acertar, mas sempre errando, desiludidas com Deus não porque Ele falhou, mas porque não entendem o propósito de Deus para suas vidas, e a única maneira de termos isso, é através da Palavra. No Novo Testamento iremos encontrar o Senhor Jesus nos ensinando que se quisermos aprender sobre Ele, temos que meditar nas Escrituras, temos que examinar as Escrituras (Mateus 22:29 – João 5:39). Hoje muitas pessoas não conhecem a Jesus. Conhecem sim, o Jesus da televisão, do rádio, da internet, da revista, do filme, mas não conhecem o Jesus que é o Senhor, porque elas não têm o hábito de estar todos os dias buscando-o em sua Palavra, deixando que o Espírito Santo (João 16:14) revele quem é Jesus dia a dia para nossa vida. Por acharmos que já sabemos quem é Jesus, às vezes erramos. A única maneira de conhecermos Jesus, é através da sua Palavra e da revelação do seu Espírito Santo. O Apóstolo Paulo teve essa experiência, ele procurou em todo o Antigo Testamento conhecer e ver Jesus.

Porque ler a Bíblia.

Vivendo numa época em que riquezas estão acima de conhecer a Deus, apesar da Bíblia dizer o contrário, ou seja, não é pelo fato de buscarmos riquezas que o conhecimento de Deus é revelado. Ler a Bíblia para conhecer a Deus é a chave para prosperar e recebermos provisão para todas as nossas necessidades. O Senhor Jesus conta a parábola do rico e Lázaro. O homem rico vivia de maneira abastada, não pensando em outras coisas, e vivia em sua porta um mendigo chamado Lázaro. Um dia os dois morrem, sendo que Lázaro vai para o seio de Abraão e o rico para o sofrimento eterno. O homem rico então pede para voltar, para avisar aos seus irmãos para não seguirem o seu caminho em vida e serem salvos. Aí o Senhor Jesus diz de uma maneira bem clara que eles tem a Palavra de Deus para lhes fazer isso, seria necessário apenas ler e praticar, (Lucas 16:19-31). É meditando na Palavra que nós prosperamos (Josué 1:8).

Finalizando, por que ler a Bíblia?

Porque Jesus diz: “Vós estais limpos pela Palavra que vos tenho dado” (João 15:3). Se eu não leio a Bíblia, se não a examino, pratico ou a vivo, conforme Jesus ensina, se não alimento a minha vida dela todos os dias, como poderei crescer? (Salmo 119:105). Por isso Jesus vencendo a tentação do diabo, quando este queria que Ele lhe fizesse muitas coisas, o Senhor lhe respondeu dizendo: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus” (Lucas 4:4). A Palavra que sai da Boca de Deus e está escrita, porque foi Deus que mandou escreve-la na Bíblia Sagrada (2 Pedro 1:21) Vamos ler a Bíblia meus irmãos, pois é a única maneira de não sermos enganados, não enganarmos, não sermos prejudicados, não prejudicar e com isso agradarmos a Deus e mantermos uma vida equilibrada, com uma fé equilibrada e podermos operar o sobrenatural, Diante da Glória de Deus.

Deus abençoe.

Texto: Reverendo Joaquim Cantagalli

Nenhum comentário: